Nossa Equipe
Informações sobre os profissionais que compoem o OIAA ONÇA
Rogério Fonseca
Biólogo, Mestre em Gestão Ambiental e Áreas Protegidas, Doutor em Ecologia Conservação e Manejo de Vida Silvestre. Leciona na Universidade Federal do Amazonas. Dedica-se a geotecnologias aplicadas aos temas: manejo de fauna, áreas protegidas e combate a ilícitos ambientais.
Alexandra Graziele
Acadêmica de Medicina Veterinária, dedica-se à área de animais selvagens e atualmente atua auxiliando em consultas e procedimentos veterinários em animais domésticos e selvagens em clínicas particulares e pelo IFauna-AM, projeto criado em conjunto de outros membros fundadores para a organização de atendimentos veterinários à fauna na clínica escola do IFAM e produção científica. O GEAS-AM (Grupo de Estudos de Animais Selvagens do Amazonas) é uma das suas "segundas casas", onde age trocando conhecimentos científicos adquiridos e vivência na área de animais silvestres e exóticos. Durante a graduação teve experiências adquiridas como estagiária em locais voltados para a área de animais selvagens no NUPECCE (Núcleo de Pesquisa e Conservação de Cervídeos), Exotic Life, Refúgio de vida Silvestre Sauim Castanheiras e CRAM-FURG (Centro de Recuperação de Animais Marinhos).
Alice Parente
Acadêmica de Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atuou na Empresa Júnior AZ Consultoria com atividades de gestão de pessoas, consultoria e execução de projetos em zootecnia. Possui experiências em atividades de osteologia no Zoológico do Centro de Treinamento de Guerra na Selva (CIGS) e pesquisa na Agricultura Familiar em comunidades de várzea na região Amazônica, desenvolvendo melhorias nos seus indicadores de transição agroecológica.
Aline Moura
Acadêmica de Medicina Veterinária pela UNINORTE. Graduada em Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal do Amazonas Campus Zona Leste-IFAM/CMZL com dedicação no manuseio de animais selvagens. Atua no Programa de Apoio à iniciação científica (PAIC) com ênfase em Saúde Pública/Zoonoses. Possui experiência com manejo no resgate de animais selvagens, coletas hematológicas e radiotelemetria. Realizou estágio na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, com foco principal no tratamento de Raiva e animais peçonhentos. Possui capacitação para manuseio com animais de peçonha, bem como captura e identificação de morcegos. Ademais, possui experiência no manejo de Quelônios, tendo em vista atividades voluntárias realizadas no INPA/CEQUA e Pesquisa de Monitoramento de Animais marinhos, Pesquisa e conservação da Baleia Franca pelo Instituto Australis/SC.
Amanda Soledade
Engenheira Florestal, mestranda em Ciências Florestais e Ambientais, área de concentração: conservação da natureza. Pesquisa ataques de onças a humanos e dedica-se ao manejo e controle de danos de carnívoros silvestres. Na extensão os temas que enfoca são a minimização de conflitos entre humanos e fauna silvestre, desenvolvendo atividades de educação ambiental e promovendo a multiplicação de informação científica de qualidade sobre Onças.
Celina Pinagé
Acadêmica de Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas, trabalha realizando o resgate de animais silvestres dentro da cidade de Manaus. Dedica-se à conservação de felinos neotropicais, onde atualmente desenvolve pesquisas sobre o impacto da gestão de resíduos sólidos na conservação dos felinos silvestres da Amazônia.
Davi Tamborini
Oficial Médico Veterinário do Centro de Instrução de Guerra na Selva-CIGS. Responsável pela Seção de Mamíferos do Zoológico do CIGS. Dedica-se aos estudos de relações interespécies domésticas e silvestres com interesse em saúde pública. Suas experiências envolvem o manejo da bubalinocultura e bovinocultura na região amazônica, assim como alternativas para minimizar as relações de conflitos entre os produtores rurais e a onça-pintada.
Diego Souza
Médico veterinário, especialista em clínica e cirurgia de pequenos animais. Dedicou-se a trabalhos de veterinária aplicada a gestão de parques, em especial ao Parque Municipal do Mindu e o Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheiras. É oficial da reserva do Exército Brasileiro, onde desenvolveu, no Mini-Zoo do 7º Bis em Boa Vista - RR, trabalhos de enriquecimento de recintos. Atualmente é Fiscal de Produtos de Origem Animal na Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (ADERR).
Fabrícia Reges
Engenheira Florestal, mestre em Ciências Florestais e Ambientais, área de concentração: conservação da natureza, pesquisa ataques de onças a humanos e dedica-se ao manejo e controle de danos de carnívoros silvestres. Tem implementado desde 2015 silvicultura aplicada às cercas vivas com finalidade de dissuasão de grandes felinos.
Gilson Gonçalves
Acadêmico de medicina veterinária, procura voltar seus conhecimentos à área de animais selvagens. Atualmente trabalha com pesquisa na área de ornitologia. Também faz parte como voluntário em outros projetos relacionados à fauna silvestre. É membro fundador do Ifauna.am (grupo de pesquisa voltado a área de animais selvagens do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste), grupo no qual vem aprimorando seus conhecimentos devido à variedade de pesquisas trabalhadas. Possui experiência com criação de animais em cativeiro, experiência essa adquirida como estagiário do Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).
Jucileide Araújo
Médica Veterinária especialista em clínica e cirurgia de pequenos animais domésticos. Pós graduanda em anestesiologia veterinária. Dedica-se a clínica especializada em atendimento a animais domésticos, silvestres, e exóticos. Pesquisa as incidências de hemoparasitoses nos grupos os quais trabalha. Suas experiências profissionais abrangem atuação no centro de triagem de animais silvestres de Manaus e jardim zoológico do rio de janeiro (Riozoo).
Lauana Costa
Engenheira florestal, especialista em Gestão Ambiental. Mestranda em Engenharia Florestal pela UFLA, atuando na linha de pesquisa em Ecologia Florestal. Suas experiências envolvem atividades e estudos da área de conservação da natureza, ecologia de estradas e impacto midiático na conservação de felinos silvestres, além de desenvolver atividades socioambientais e práticas de educação ambiental em comunidades tradicionais.
Mário Alves
Engenheiro da Computação pela Universidade Federal do Amazonas. Dedica-se ao desenvolvimento de aplicações e sistemas Web, Mobile e Desktop. Atualmente trabalha como pesquisador e desenvolvedor para soluções na area I.A. e Aprendizado de Máquina. Apaixonado pela fauna e flora brasileira, pretende dedicar seus conhecimentos a sua preservação.
Marlus Almeida
Biólogo com mestrado em Diversidade Biológica. Atualmente, é doutorando em Ciências Biológicas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Têm experiência na área de zoologia e ecologia, com ênfase em ecologia de aranhas peçonhentas (Phoneutria e Loxosceles) e mais recentemente, com sistemática e historia natural de aranhas-caranguejeiras e manejo de mastofauna (onça-pintada e onça-parda). Além disso, têm experiência de 12 anos na região amazônica em trabalhos com consultoria ambiental.
Michelle Sachetto
Médica Veterinária. Especialista em higiene e inspeção de produtos de origem animal. Atualmente, presta serviços de auditoria e fiscalização para empresa multinacional de grande porte, atua em clínicas realizando consultas e procedimentos em animais domésticos. Também se dedica à pesquisa como participante ativa do projeto Amigos da Onça no estado do Amazonas.
Ricardo Lopes
Médico Veterinário Anestesiologista. Graduado pela Universidade Estadual do Norte-Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, Rio de Janeiro. Residência em anestesiologia pelo Hospital Veterinário de Uberaba/ Universidade de Uberaba, Minas Gerais. Especialista em anestesiologia pela PAV – Faculdade de Jaguariúna, São Paulo. Médico Veterinário Militar do Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva – CIGS, Exército Brasileiro.
Suellen Fonseca
Médica veterinária. Atua em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais na Região Metropolitana de Curitiba. É colaboradora do grupo Patinhas Pinhais, e busca alternativas para minimizar situações de risco a animais abandonados. Dedica-se a disseminar cuidados sobre saúde animal, posse responsável de animais, controle reprodutivo cães e gatos. Com felinos de grande porte, sua pesquisa envolve a Aids e Leucemia Felina.
Suammy Saiury
Jornalista, nascida em Parintins interior do Amazonas, documentarista e fotojornalista ganhadora do II Premio de Jornalismo Científico Mercosul Paraguay em 2018. Defensora de causas humanitárias e ambientais, escritora do livro-reportagem “Caminhos Cruzados: Manaus e a migração venezuelana”.
Vinicius Mesquita
Acadêmico de Medicina Veterinária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Membro do GEAS-AM e membro fundador do grupo de pesquisa de fauna silvestre (IFauna.am). Realiza pesquisas com anatomia de primatas do novo mundo. Experiência em bem-estar e nutrição animal e educação ambiental no zoológico do centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).